Grutas de São Miguel

Faça chuva ou faça sol em Bonito MS, o passeio promete momentos inesquecíveis.


Incluso(s) neste passeio


  • Guia de turismo

Facilidade(s) do passeio


  • Trilha interpretativa
  • Primeiro socorros
  • Aceita cartão de crédito


Avalie este passseio


 

Grutas de São Miguel, encante-se com este passeio magnífico, de fácil acesso apenas 16km do centro cidade e próximo a Gruta do Lago Azul apenas 5km de distância separam uma da outra sendo possível visitar estes dois passeios no período da manhã. 
Possui um ambiente de receptivo muito confortável, sendo uma das melhores e mais avançadas estrutura de visitação de cavernas do Brasil.

Enquanto o visitante aguarda o momento do passeio, poderá ser surpreendido com a visita de diversos pássaros como: Guaxes, surucuá, sanhaços, arara vermelha, arara Canindé e muito outros que costumam ser avistados nas mediações do receptivo. Também há um espaço com alguns artefatos indígenas das tribos da região.

O visitante passa por um processo de preparação para melhor aproveitamento deste passeio, antes de iniciar a caminhada que da acesso a gruta, é exibido um vídeo ilustrativo das Grutas de São Miguel, um breve resumo sobre a geologia da região que irá esclarecer aos visitantes como se deu a formação do complexo de cavernas existentes na região (são mais de 80 catalogadas) Porém, apenas quatro delas estão liberadas a visitação. 

Para chegar até as Grutas de São Miguel, você irá caminhar sobre uma ponte suspensa em meio ao cerrado com vista para as copas das árvores e paradas em mirantes para abservação do exterior da gruta, esta ponte conduz os visitantes até a entrada que da acesso ao interior da gruta.
A caverna é rica em variedade de espeleotemas alguns de formatos bem curiosos - estalactites, estalagmites, ninhos e corais de calcário esculpidos pela natureza durante milhões de anos. Por ser uma cavidade seca, grande parte do processo de evolução encerrou-se há muito tempo quando ainda havia água no seu interior, trata-se de uma atração única em Bonito MS.
A Gruta possui iluminação artificial, os visitantes também utilizam lanternas fornecidas pelo atrativo, esta combinação proporciona excelentes fotografias, quem já visitou cavernas antes conhece a dificuldade de se conseguir boas fotos devido a pouca incidência de luz nestes locais. a duração total do passeio é de aproximadamente 1h e 10 min.

O retorno ao receptivo é feito por uma trilha utilizando um carrinho elétrico, destes vistos em campos de golfe. 

Uma das dúvidas mais frequentes na hora de elaborar seu próprio roteiro é a invitável comparação, porém equivocada, entre a Gruta do Lago Azul e São Miguel, qual delas escolher para visitar?
Veja bem, com apenas um excludente, que é a classificação de Gruta para ambos passeios, são completamente diferentes em vários aspectos. Inicialmente, além do fato de ser uma gruta seca, a proximidade e interatividade com as diversas formações geológicas nas Grutas de São Miguel e a iluminação artificial(fotos) são as diferenças que mais se destacam.

Dica: Caso possa ir nos dois passeios, faça São Miguel primeiro e na sequência para outra atividade, este é o "casadinho" e irá depender muito da disponibilidade de vagas nos passeios. Considere 01:30h de duração neste passeio mais o tempo do deslocamento 05km estrada de chão. 

São grupos de no máximo 15 pessoas iniciando a cada meia hora, é obrigatório acompanhamento do guia de turismo. 
Passeios em cavernas possuem restrições, tais como idade mínima de 05 anos, uso de tripé (suporte máquina fotográfica), locais do interior que não são permitidos visitar e principalmente tocar as formações geológicas. Levar uma "lembrancinha" não mesmo! E uso obrigatório de tênis.
Estas regras visam a preservação do nosso patrimônio e a continuidade para as gerações futuras terem a oportunidade de contemplar nossas belezas naturais.

.

 

ALTERAÇÃO OU CANCELAMENTO

A ABN tem o direito de alterar a sequência do programa, dando conhecimento prévio ao cliente de  forma a possibilitar a realização da programação, para:   
a) manter ou melhorar a qualidade da programação   
b) atender caso fortuito ou de força maior.  
Constituirão motivos para o cancelamento, por parte do cliente, decorrente de culpa ou iniciativa da  agência:
a) modificações de preço, não previstas na Normativa da Embratur nº 161/85, e/ou nas condições para seu  pagamento
b) não realização da viagem ou programa( exceto para caso fortuito ou força maior  
c) redução do número de localidades ou atrativos turísticos.  
d) alterações nos tipos e categorias dos programas contratados, ressalvada a ocorrência comprovada de  caso fortuito ou de força maior, em que se admitirá a substituição por similar, em localização, tipo e  categoria, inclusive quanto às acomodações a serem oferecidas, no caso de meios de hospedagem.  
Passado o período legal previsto para arrependimento de 07 dias, serão cobradas multas percentuais, para  desistências, transferências e cancelamentos aplicadas da seguinte forma:


NOS PERÍODOS DE ALTA TEMPORADA
31 DIAS ANTES DO INÍCIO DA VIAGEM ­ 10%  de multa sobre o valor total do pacote
21 a 30 DIAS ANTES DO INÍCIO DA VIAGEM ­ 20%  de multa sobre o valor total do pacote
03 a 20 DIAS ANTES DO INÍCIO DA VIAGEM ­ 30%  de multa sobre o valor total do pacote
00 a 02 DIAS DO INICIO DA VIAGEM ­ 100% de multa  NO SHOW .(não comparecer)


NOS PERÍODOS DE BAIXA TEMPORADA
20% de multa sobre o valor total dos serviços cancelados.
O cliente que não comparecer justificadamente no dia, hora e local previamente contratado ou ocorrer a desistência durante a execução da atividade contratada, não fará  jus ao reembolso dos serviços contratados, nem tampouco bonificações.
 
O reembolso quando houver, deverá obedecer às seguintes condições: ­ oferecimento de crédito ao usuário,  em valor correspondente ao reembolso dos serviços não prestados e não compensados em substituição, sob a forma de participação em outro programa turístico ou ­devolução conforme a forma de pagamento realizada no contrato.
Reembolsos realizados vía TED/DOC tarifado por operação.

 

Idade mínima: 05 anos, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.Ressaltamos que os pais são responsáveis por assegurar que as crianças cumpram as orientações de segurança. Caso a criança não consiga fazer o passeio e precise retornar ao receptivo é obrigatório que o um responsável retorne com a mesma. Não é possível ressarcir o valor do passeio de crianças e adultos após o início da atividade, mesmo que não seja realizada completamente.

Restrições médicas:

- Para visitantes gestantes até 24 semanas de gestação temos orientações de segurança que devem ser seguidas expostas na seção perguntas frequentes.

- Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar a atividade.

- Visitantes com cirurgia recente (até 60 dias), epilepsia, labirintite, asma, histórico de choque anafilático, não é recomendada a realização do passeio.

- Visitantes com problemas cardíacos como: infarto, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, e/ou marca-passo; não podem realizar o passeio.

- Visitantes sob efeito de álcool ou drogas não podem realizar a atividade.

- Visitantes devem comunicar qualquer problema de saúde ao guia e recepção, que verificarão a existência de restrições médicas e informarão se é possível realizar passeio.

- Quando necessário, o visitante deve portar seus próprios medicamentos.

Grau de dificuldade: Médio. Condicionamento físico necessário para esforço moderado.

Incluso no valor:

O valor do passeio inclui: Seguro de acidentes pessoais vigente somente durante o passeio, guia de turismo credenciado no atrativo.

Recomendações:

Levar máquina fotográfica, tênis ou calçado fechado apropriado, repelente e dinheiro para consumos extras.

Restrições:

Não é permitida a realização do passeio usando chinelos ou calçados abertos. O passeio oferece locação de botas.

Antes e durante o passeio (a partir da sede até o retorno a ela) não é permitido: Ingerir bebida alcoólica, fumar e lanchar, tanto na trilha como no interior da caverna.

Existem regras de visitação e de conduta consciente em ambientes naturais, como não coletar pedras e tocar nas formações geológicas, que devem ser seguidas, essas regras serão informadas pelo guia no início do passeio.

Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.

Adaptações de trajeto e requerimento de maior apoio para visitantes devem ser solicitados e planejados com antecedência. Não há estrutura de acessibilidade no receptivo e percurso do passeio.