Gruta do Lago Azul

Passeio cartão postal de Bonito MS


Incluso(s) neste passeio


  • Guia de turismo

Facilidade(s) do passeio


  • Loja de souvenir
  • Primeiro socorros


Avalie este passseio


 

Gruta do Lago Azul o passeio cartão postal de Bonito MS, localizado a 20km do centro da cidade e próximo as Grutas de São Miguel. O atrativo encanta visitantes de várias regiões do país e do mundo com cenários magnificos em seu interior.
Descoberta na década de 70 por um índio terena, foi tombada como patrimônio histórico da União em 1.978.

Até então, moradores da região atraídos por um Lago Azul cinematográfico e pelos mistérios que inspiram uma caverna, usufruiam livremente do local. 
Naquela época, devido a pouca disseminação de conhecimento sobre a fragilidade de ambientes cavernícolas e da falta de um trabalho de concientização sobre importância da preservação ambiental junto a comunidade local, a gruta sofreu alguns impactos decorrentes das visitas sem monitoramento.
Somente após a implementação de algumas grades ao redor da entrada da caverna, restringindo o acesso, e do tombamento da propriedade como patrimônio histórico é que o local passou a ser protegido.
Foram desapropriados 25 hectáres no entorno da caverna visando também a preservação da mata nativa. Você pode estar se perguntando: O que tem a ver a mata nativa com a caverna? Uma coisa esta acima outra abaixo! 
Veja bem, estão intimamente relacionadas. Caso a mata nativa venha ser removida, as águas da chuva iriam penetrar pelas fraturas das rochas em maior velocidade, desgastando rapidamente a rocha e promovendo colapsos de grandes blocos de pedra no interior da gruta. Isto mudaria completamente o ambiente interno do local.

Durante uma expedição cientifica na década de 90, composta franceses e brasileiros, foram encontrados fósseis de animais pré-históricos no interior do lago, identificados como sendo de uma Preguiça Gigante (3mts de altura) e de um Tigre Dente de Sabre. Os fósseis destes animais permanecem intocáveis no fundo do lago, não há peixes.. porém, nesta mesma expedição descobriram uma espécie de Camarão medindo apenas 03 milimetros de comprimento habitando o lago, batizado como Potiguara Brasilienses. ("poti" é camarão e "guara" significa caverna, na língua dos índios terenas )
Até pouco tempo, acreditava-se que este pequenino Camarão só pudesse ser encontrado dentro da Gruta do Lago Azul, posteriormente cientistas encontraram esta mesma espécie de crustáceo vivendo em cavernas do continente Africano o que transformou este camarãozinho em uma prova da teoria de que os continentes um dia foram unidos e quando houve a separação uma parte da familia ficou lá e a outra aqui.

Curiosidades a parte, o passeio na Gruta Lago Azul inicia-se com apresentação do Guia de Turismo que irá conduzi-lo por aproximadamente 02 horas de visitação. 
Após uma breve explicação sobre as atividades, são fornecidos capacetes e toucas higiências antes de começar uma caminhada de 300mts até a entrada da caverna. É obrigátorio acompanhamento do guia, uso do capacete e de tênis.
São grupos de no máximo 15 pessoas, com interválos de 20 minutos entre um e outro, sendo possível a permanência de até 04 grupos ao mesmo tempo no interior da gruta.
A iluminação é natural e vai diminuindo conforme o sol muda de posição, a entrada da caverna esta posicionada em direção ao nascer do sol. Logo pela manhã ocorre uma maior incidência de luz no interior da gruta.
Durante o solstício de verão que vai de 15 de Dezembro a 15 de Janeiro, os raios solares tocam o lago proporcionando um espetáculo a parte e o incremento da tonalidade azul na água. Os horários em que se é possível contemplar este momento são das 07:30h às 09:30h.
Dica: Se você pretende conhecer este passeio nas datas e horários descritos acima, reserve-o com no mínimo 03 meses de antecedência e certifique-se de manifestar o seu interesse de estar no interior da gruta no momento em que se é possível ver os raios do sol. São estes os horários dos 06 grupos que com certeza irão ter esta oportunidade : 07:20h, 07:40h, 08:00h, 08:20h, 08:40h e 09:00h. Não se esqueça de rezar para que no dia, não esteja com tempo nublado!

O retorno é feito por uma escadaria e requer um esforço moderado, a idade minima para visitação é de 05 anos, o passeio não é recomendado para pessoas com restrições médicas, saiba mais em "regulamentos".

É um passeio contemplativo (não se nada no lago), e também ocupará apenas meio período do seu dia sendo possível combinar alguma outra atividade para complementar. Considere fazer um casadinho "Grutas de São Miguel e Lago Azul" e finalizar em algum balneário para descansar. O investimento nestas 03 atividades é relativamente baixo comparado ao custo benefício. 

 

ALTERAÇÃO OU CANCELAMENTO

A ABN tem o direito de alterar a sequência do programa, dando conhecimento prévio ao cliente de  forma a possibilitar a realização da programação, para:   
a) manter ou melhorar a qualidade da programação   
b) atender caso fortuito ou de força maior.  
Constituirão motivos para o cancelamento, por parte do cliente, decorrente de culpa ou iniciativa da  agência:
a) modificações de preço, não previstas na Normativa da Embratur nº 161/85, e/ou nas condições para seu  pagamento
b) não realização da viagem ou programa( exceto para caso fortuito ou força maior 
c) redução do número de localidades ou atrativos turísticos. 
d) alterações nos tipos e categorias dos programas contratados, ressalvada a ocorrência comprovada de  caso fortuito ou de força maior, em que se admitirá a substituição por similar, em localização, tipo e  categoria, inclusive quanto às acomodações a serem oferecidas, no caso de meios de hospedagem.  
Passado o período legal previsto para arrependimento de 07 dias, serão cobradas multas percentuais, para  desistências, transferências e cancelamentos aplicadas da seguinte forma:


NOS PERÍODOS DE ALTA TEMPORADA
31 DIAS ANTES DO INÍCIO DA VIAGEM ­ 10%  de multa sobre o valor total do pacote
21 a 30 DIAS ANTES DO INÍCIO DA VIAGEM ­ 20%  de multa sobre o valor total do pacote
03 a 20 DIAS ANTES DO INÍCIO DA VIAGEM ­ 30%  de multa sobre o valor total do pacote
00 a 02 DIAS DO INICIO DA VIAGEM ­ 100% de multa  NO SHOW .(não comparecer)


NOS PERÍODOS DE BAIXA TEMPORADA
20% de multa sobre o valor total dos serviços cancelados.
O cliente que não comparecer justificadamente no dia, hora e local previamente contratado ou ocorrer a desistência durante a execução da atividade contratada, não fará  jus ao reembolso dos serviços contratados, nem tampouco bonificações.
 
O reembolso quando houver, deverá obedecer às seguintes condições: ­ oferecimento de crédito ao usuário,  em valor correspondente ao reembolso dos serviços não prestados e não compensados em substituição, sob a forma de participação em outro programa turístico ou ­devolução conforme a forma de pagamento realizada no contrato.
Reembolsos realizados vía TED/DOC tarifado por operação.

 

Idade mínima: 05 anos, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.Ressaltamos que os pais são responsáveis por assegurar que as crianças cumpram as orientações de segurança. Caso a criança não consiga fazer o passeio e precise retornar ao receptivo é obrigatório que o um responsável retorne com a mesma. Não é possível ressarcir o valor do passeio de crianças e adultos após o início da atividade, mesmo que não seja realizada completamente.

Restrições médicas:

- Para visitantes gestantes até 24 semanas de gestação temos orientações de segurança que devem ser seguidas expostas na seção perguntas frequentes.

- Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar a atividade.

- Visitantes com cirurgia recente (até 60 dias), epilepsia, labirintite, asma, histórico de choque anafilático, não é recomendada a realização do passeio.

- Visitantes com problemas cardíacos como: infarto, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, e/ou marca-passo; não podem realizar o passeio.

- Visitantes sob efeito de álcool ou drogas não podem realizar a atividade.

- Visitantes devem comunicar qualquer problema de saúde ao guia e recepção, que verificarão a existência de restrições médicas e informarão se é possível realizar passeio.

- Quando necessário, o visitante deve portar seus próprios medicamentos.

Grau de dificuldade: Médio. Condicionamento físico necessário para esforço moderado.

Incluso no valorO valor do passeio inclui: Seguro de acidentes pessoais vigente somente durante o passeio, guia de turismo credenciado no atrativo.

Recomendações: Levar máquina fotográfica, tênis ou calçado fechado apropriado, repelente e dinheiro para consumos extras.

Restrições: Não é permitida a realização do passeio usando chinelos ou calçados abertos. O passeio oferece locação de botas.

Antes e durante o passeio (a partir da sede até o retorno a ela) não é permitido: Ingerir bebida alcoólica, fumar e lanchar, tanto na trilha como no interior da caverna.

Existem regras de visitação e de conduta consciente em ambientes naturais, como não coletar pedras e tocar nas formações geológicas, que devem ser seguidas, essas regras serão informadas pelo guia no início do passeio.

Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.

Adaptações de trajeto e requerimento de maior apoio para visitantes devem ser solicitados e planejados com antecedência. Não há estrutura de acessibilidade no receptivo e percurso do passeio.