08/06/2018 - ABN - Agencia Brazil Nature

Descubra um mundo submerso incrível


Descubra um mundo submerso incrível

Lagoa Misteriosa, venha desvendar este mistério.

Lagoa Misteriosa
Águas cristalinas, profundidade desconhecida, visibilidade de mais de 40 metros, passeios de flutuação e mergulho. Estas são atrações da Lagoa Misteriosa, atrativo localizada em Jardim (MS), que encantam visitantes do mundo todo e proporcionam uma experiência única junto à natureza.

Transparência incrível
A Lagoa Misteriosa impressiona por sua incrível transparência e pelos diferentes tons de azul. Tanta nitidez deve-se à presença de rochas calcárias que sedimentam as impurezas, tornando a água da região extremamente cristalina. A 40 metros de profundidade é possível ver a copa das árvores que contornam o local.

Caverna inundada
A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

Profundidade ainda desconhecida
Imagine mergulhar em um local onde não sabe-se ao certo a sua profundidade. Este é o mistério do passeio! Em 1998 o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira registrou a marca de 220 metros de profundida. Porém ainda não encontraram seu fundo.

Espeleomergulho
Devido as diversas cavidades naturais inundadas existentes na região, como a Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Gruta do Mimoso, Buraco das Abelhas, Nascente do Taquaral, entre outras, a Serra da Bodoquena é considerada um ponto de referência no Brasil para a prática do espeleomergulho e um dos melhores lugares do mundo para o desenvolvimento desta atividade.

 

O Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa, engloba 4 categorias:

Batismo: uma experiência de mergulho autônomo totalmente segura e confortável para pessoas que querem mergulhar, mas não possuem curso. Profundidade máxima atingida: 8 metros. Proporção de dois visitantes por instrutor de mergulho.

Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 18 metros. Até dois visitantes para um instrutor.

Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 25 metros. Até dois visitantes para um instrutor.

Avançado Nitrox: realizado sob consulta apenas no período de setembro a março - para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 30 metros. Até 2 visitantes por instrutor.

O passeio de Mergulho com cilindro segue um roteiro similar ao de Trilha e Flutuação, sendo a única diferença o tipo de atividade desenvolvida na água.

Os visitantes partem do receptivo da Lagoa e percorrem uma trilha interpretativa em meio a mata que circunda a dolina. Esta trilha conduz ao mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da vegetação arbórea que cobre a dolina de 75 metros de profundidade, e ver a Lagoa Misteriosa. O acesso a lagoa é feito por uma escadaria confortável e segura.

Ao chegar no deque de acesso à Lagoa Misteriosa, o visitante é equipado com os equipamentos de mergulho Scuba e recebe um treinamento sobre os mesmos, para facilitar a sua adaptação. Esta é a hora de curtir, se soltar e relaxar, deixar de lado todas as preocupações, pois o guia de mergulho estará sempre ao seu lado, lhe passando segurança e indicando o caminho a seguir.

O mergulho é fenomenal: a sensação que se tem ao mergulhar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

Esqueça do mundo e contemple a imensidão da Lagoa Misteriosa: a visão dos dois abismos azuis, os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz.

Após o mergulho, que tem duração de 30 a 40 minutos, em média, o visitante retorna ao deque, é auxiliado a retirar os equipamentos, sobe a escadaria e, acompanhado pelo guia, percorre mais um pequeno trecho de trilha interpretativa, retornando ao receptivo da Lagoa Misteriosa, cheio de histórias para contar e fotos para compartilhar!

O batismo pode ser feito por qualquer pessoa acima de 10 anos de idade, basta ter disposição. As restrições médicas são gestantes e pessoas com problemas cardíacos. Veja as informações preliminares sobre o passeio.

Devido a proximidade dos atrativos é possível realizar o passeio de Trilha e Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata no mesmo dia que o passeio na Lagoa Misteriosa.

Para aqueles que optarem somente por realizar o passeio na Lagoa Misteriosa, o mesmo pode ser completado com um delicioso almoço na sede do Recanto Ecológico Rio da Prata.